Jornada de Hematologia e Hemoterapia Belém/2023 destaca o PBM e a interdisciplinaridade na gestão do sangue do paciente
A Jornada de Hematologia e Hemoterapia Belém/2023, realizada nos dias 28 e 29 de Junho na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, reuniu profissionais e estudantes da área da saúde em um evento de destaque no campo da hematologia e hemoterapia. Com um enfoque central no Patient Blood Management (PBM), o evento contou com a presença de renomados especialistas de diferentes áreas, promovendo a interdisciplinaridade e explorando como essas diferentes perspectivas se relacionam com o gerenciamento adequado do sangue do paciente.
Ricardo Chamas, farmacêutico pela UFRJ, pós-graduação em análises clínicas, Diretor Técnico da Sunmedcare e um dos principais especialistas em Tromboelastometria no Brasil, responsável por trazer o método para o país, foi um dos convidados de destaque na Jornada/2023. Sua participação no evento foi marcada por três palestras fundamentais para a compreensão do papel dessa técnica em diferentes contextos clínicos.
A primeira palestra ministrada por Ricardo Chamas abordou “O papel da Tromboelastometria no contexto PBM” (Patient Blood Management), oferecendo insights valiosos sobre como a Tromboelastometria pode contribuir para uma abordagem mais eficiente e segura no gerenciamento do sangue do paciente. Em seguida, Chamas compartilhou seu conhecimento sobre “Tromboelastometria na cirurgia“, destacando a relevância dessa técnica no planejamento pré-operatório, acompanhamento intraoperatório, monitoramento pós-operatório e para a tomada de decisões clínicas. Por fim, participou de uma mesa redonda com outros convidados, na qual foram discutidos casos clínicos que exemplificavam como a interação de diversas áreas pode contribuir para o melhor gerenciamento do sangue do paciente.
Além dessas palestras, a Jornada de Hematologia e Hemoterapia Belém/2023 contou com outras presenças importantes, cada uma com sua expertise em áreas distintas relacionadas ao PBM, como Guilherme Rabelo, Selma Soriano e Ana Lúcia Girello. Essas presenças foram fundamentais para proporcionar um olhar abrangente e interdisciplinar sobre o tema.
Entre os palestrantes convidados, destaca-se a participação de especialistas em hematologia e hemoterapia, que trouxeram sua vasta experiência para abordar as melhores práticas no gerenciamento do sangue do paciente, fornecendo uma visão aprofundada sobre a importância da hemoterapia no contexto do PBM.
A Jornada de Hematologia e Hemoterapia Belém/2023 foi um evento de grande importância para a área da saúde, reunindo especialistas e profissionais para uma troca de conhecimentos e experiências, com palestrantes convidados trazendo abordagens específicas dentro de suas respectivas áreas de expertise, demonstrando como a hematologia, hemoterapia, análises clínicas e imuno-hematologia contribuem para a efetiva aplicação do PBM.